Quais são os princípios para conquistar a autocura emocional? 

Conheça recursos essenciais para passar pelo processo com acolhimento e assertividade!
Conheça os princípios da autocura emocional

No último texto que publiquei aqui no blog, falei sobre alguns recursos essenciais para ser uma facilitadora da autocura na vida de outras mulheres. Mas hoje, quero mostrar quais são os princípios para conquistar a autocura emocional.   

Você sabe quais são eles? 

Continue a leitura e confira mais detalhes sobre cada um!

Princípios para conquistar a autocura emocional 

Talvez você já saiba que o significado da palavra cura no dicionário é restauração da saúde. 

Então, a autocura é a minha capacidade de restaurar a minha própria saúde.

Mas, para o nosso corpo restaurar, ele precisa de alguns princípios. Veja quais são eles a seguir!

Qualidade do ambiente

Você concorda comigo que se você estiver em um ambiente cheio de ruídos, conflitos e emoções densas, vai ser muito mais difícil a sua saúde se restaurar?

Sem dúvidas, o ambiente é uma parte muito importante nesse processo de autocura. Aliás, aqui eu não falo só do ambiente externo, mas, também, do seu ambiente mental.

Então, a minha pergunta para você é: como se encontra esse ambiente? Você cuida do seu ambiente, protege ele?

Certamente, a sua resposta te levará a refletir sobre a necessidade de mudanças. Mas, o que posso te contar é que a qualidade do ambiente que você se encontra é essencial para a conquista da sua autocura emocional. 

Escuta

De fato, se esse princípio estiver muito ativo no seu dia a dia você evita um avanço de uma doença.

Isso acontece porque uma doença não surge do nada. Uma doença é um aviso que tem algo em desequilíbrio.

Ela te avisa, vai ressoando e te enviando informações através de pequenas dores inicialmente. 

Mas na maioria das vezes, a gente não escuta. Aliás, é muito comum calarmos a dor. 

Ou seja, a gente silencia aquilo que é o mais importante e que está ali para nos informar sobre o desequilíbrio existente, sobre o conflito presente. 

E, além disso, não investigamos e nem paramos para questionar, muitas vezes ignorando os sinais. 

Por isso, pratique a escuta, o nosso corpo grita e você precisa estar pronta para ouvir.

Tratar a raiz do problema

Conheça os princípios da autocura emocional
Crédito: banco de imagens do Canva

Entre os princípios para conquistar a autocura emocional está o fato de tratar a raiz do problema e não apenas os sinais.  

O método TEPM, por exemplo, trabalha com essa raiz. Ou seja, ele trata a causa da doença emocional e não os sintomas.

Ele é um método que investiga a causa, identifica a ferida emocional que vem causando o desequilíbrio e ressignifica a experiência que gerou a ruptura, levando sempre em consideração o movimento hormonal e emocional das mulheres.

Então, se tem doença, tem conflito e esse conflito foi através de uma experiência não processada vivida na infância. 

Para eliminar esse conflito, é preciso olhar para a história e ressignificar o que for preciso. Afinal, é como eu amo reforçar: a nossa cura se encontra dentro da nossa própria história.

Reconhecimento

Sem dúvidas, para tratar algo, eu preciso antes de tudo, reconhecer que existe algo que precisa ser tratado.

Dessa forma, para tratar uma doença, eu preciso primeiro reconhecer que estou com problemas, que estou doente.

Aqui é onde muitas mulheres se perdem nessa ideia de não querer mostrar sua vulnerabilidade, de não querer reconhecer as suas limitações.

Por isso, é de extrema importância a aceitação do processo. Aceitar não significa conformar, se manter no mesmo lugar. Mas sim, iniciar a mudança que você sempre esperou.

Método

Sem dúvidas, faz toda a diferença você contar com um método que te auxilie nessa jornada. Justamente por isso, este é um dos princípios para conquistar a autocura emocional. 

E contar com um método, significa encontrar um caminho já trilhado e validado, por alguém que já separou em etapas, já organizou os conhecimentos e elaborou ferramentas e recursos para você utilizar e conquistar a autocura e promover na vida de outras mulheres de forma mais assertiva. 

Portanto, o método terapêutico determina o sucesso do processo. E o sucesso do nosso trabalho depende dos resultados que o processo terapêutico proporciona.

Então, lembre-se sempre: a autocura se conquista dentro de um processo terapêutico e por isso é preciso ter um método que se aplica dentro deste processo. 

Ressignificação

Para conquistar a autocura emocional, é preciso ressignificar experiências. Ou seja, trazer um novo olhar para a experiência traumática.

E através desse novo olhar, você traz também um novo conteúdo para substituir o caminho neural disfuncional. Porque se tem memória disfuncional, tem caminho neural. 

E quando você acessa uma memória, uma carga emocional é gerada em seu corpo e todas as suas células são influenciadas. Por isso, antes mesmo de ressignificar, liberamos emoções residuais que foram geradas no momento do conflito.

Acolhimento da natureza feminina

Entenda os princípios da autocura emocional, como o acolhimento da natureza feminina
Crédito: banco de imagens do Canva

Sem dúvidas, essa é uma chave muito poderosa que quero compartilhar com você neste texto. 

Onde tem negação, tem conflito. Se eu nego a minha natureza, eu elimino o meu poder de utilizar as minhas potencialidades.

Então, quando uma mulher não acolhe a sua natureza feminina ela tem dificuldade de restaurar o corpo e, por consequência, conquistar a sua autocura emocional. 

Autoconhecimento

Por fim, entre os princípios para conquistar a autocura emocional está o autoconhecimento. 

Afinal, só se conquista a autocura através do autoconhecimento, pois como mencionei, a nossa cura se encontra dentro da nossa própria história. 

E isso só é possível ser feito a partir do momento em que você aprende a acolher verdadeiramente a sua própria história.

Portanto, mergulhe em suas experiências e busque o autoconhecimento que te ajudará a conquistar a autocura emocional como deseja. 

Gostou do texto sobre os princípios para conquistar a autocura emocional? Então, não perca tempo e envie para outra mulher que precisa saber mais sobre o assunto! 

Além disso, se você ainda não me acompanha no Instagram, clique aqui e comece agora mesmo. Lá, posto conteúdos em primeira mão cheios de conhecimento e informações valiosas para você! 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Método TEPM - Todos os direitos reservados