Sem dúvidas, você provavelmente tem ouvido muitas pessoas dizerem que a sociedade está doente emocionalmente. E infelizmente, isso é verdade. Hoje, é cada vez mais comum nos depararmos com dados de pesquisas que revelam que altos índices de ansiedade, depressão e outros tantos outros problemas atingem especialmente as mulheres. Por isso, muitas pessoas neste momento estão tentando entender mais sobre autocura emocional e seus benefícios, para descobrirem soluções realmente eficazes para todas essas situações.
Pensando nisso, hoje vou revelar para você neste texto como esse processo de autocura pode te ajudar a se livrar de uma possível prisão emocional que você se encontra.
Quer saber mais sobre o assunto?
Então, continue a leitura e confira o que separei para você!
O que é autocura?
Primeiramente, antes de falar sobre como conquistar autocura emocional, preciso te explicar o que é a autocura.
Para começar, entenda que cura significa restauração da saúde.
Desse modo, a autocura representa a minha capacidade de induzir a restauração da minha saúde.
O que os estudos dizem?
De fato, conforme já falei no início do texto, os estudos sobre doenças emocionais no mundo mostram que muitas mulheres se encontram em sofrimentos emocionais.
Atualmente, 11,5 milhões de brasileiros sofrem de depressão e a maioria são mulheres.
Além disso, 18,6 milhões de brasileiros sofrem de TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), onde as mulheres também são maioria.
E esse é um fato alarmante. Principalmente se pensarmos que a mulher é a base emocional da humanidade. Afinal, somos responsáveis por acolher, cuidar, nutrir e gerar.
E mais do que isso, somos a primeira morada de qualquer ser humano. Ou seja, é primordial que as emoções da mulher estejam saudáveis, já que o bebê sente perfeitamente tudo o que a mamãe sente.
Como conquistar a autocura emocional?
Sem dúvidas, a autocura emocional feminina é um processo gradual e individual. Mas, resolvi separar algumas dicas essenciais para te ajudar nesta jornada. Veja algumas recomendações abaixo:
Autoconhecimento
Primeiramente, para conquistar a autocura, dedique tempo para se conhecer melhor, identificando suas emoções, padrões de pensamento e comportamentos. A prática da auto-observação pode ajudá-la a compreender melhor suas necessidades emocionais e a tomar decisões mais conscientes.
Aceitação
Do mesmo modo, busque aceitar as suas emoções sem julgamento. Reconheça que é normal sentir uma variedade de emoções, tanto positivas quanto negativas, e permita-se experienciá-las sem reprimir ou negar seus sentimentos.
Autorresponsabilidade
Assuma a responsabilidade por suas emoções e ações. Reconheça que você tem o poder de escolher como responder às situações da vida e tome medidas para cuidar de si mesmo emocionalmente.
Autocompaixão
Trate-se com gentileza e compaixão, assim como você faria com uma amigo querida. Seja paciente consigo mesmo e pratique a autocompaixão quando estiver enfrentando desafios emocionais.
Cuidado pessoal
De fato, o cuidado pessoal faz toda diferença nesse processo de autocura. Portanto, priorize o autocuidado, dedicando tempo para atividades que promovam o bem-estar físico, mental e emocional, como exercícios, meditação, oração, hobbies, tempo ao ar livre, entre outras ações.
Visite a sua história
Eu costumo sempre dizer que a nossa cura se encontra em nossa história. E é verdade. Se você olhar para dentro de você, encontrará muitas respostas que vem procurando, vindas também das histórias de pessoas que você ama, como sua mãe e seu pai. Por isso, permita-se voltar para a sua história com amor e sem julgamentos. Esse, sem dúvidas, é um dos caminhos mais desafiadores, mas também, mais lindos e eficazes da autocura emocional.
Tenha um método
Por fim, entre as dicas para alcançar este objetivo eu não poderia deixar de falar sobre a importância de ter um método terapêutico especialista em mulheres te apoiando durante essa jornada da autocura emocional. Por isso, busque por um método que seja embasado em dados, ciência e estudo, e que te proporcione tudo o que precisa para trilhar um caminho validado rumo à conquista da autocura emocional.
O início da conquista da autocura emocional
Agora que você já entendeu mais sobre o assunto, vou te ajudar a começar esse processo transformador. Por isso, quero te fazer um convite para iniciar essa mudança.
Na Jornada da Terapeuta de Mulheres, você conhecerá o caminho para conquistar a autocura emocional e promover na vida de outras mulheres.
Este é um evento feito para você que:
- Está começando do zero e deseja atuar com mulheres no formato individual e em grupo;
- Já é terapeuta, psicanalista ou psicóloga e deseja se especializar no universo emocional feminino;
- Atua em outra área e está em transição de carreira para uma profissão com propósito;
- Busca pela autocura emocional e também deseja ajudar outras mulheres nesse processo se tornando terapeuta.
Conclusão sobre autocura emocional
Como você viu ao longo do texto, conquistar a autocura emocional é essencial para o seu bem-estar e qualidade.
Ao olhar para suas emoções, você pode receber muitos benefícios, que farão uma enorme diferença em seu dia a dia, no seu presente e no seu futuro.
Mais do que isso, a autocura emocional pode transformar a sua vida e a de tantas outras pessoas, pois é como amo ensinar para as milhares de alunas que tenho espalhadas pelo mundo: quando uma mulher se cura, gerações se curam com ela!
Gostou de saber mais sobre autocura emocional? Então, continue acessando o meu blog para ler outros conteúdos como esse!
Além disso, não deixe de enviar esse conteúdo para quem também possa se interessar pelo assunto!
Respostas de 2
Adorei, este conteúdo, eu preciso me curar para ajudar outras pessoas, por 30 anos cuidamos de uma igreja sem receber nada e fizemos muita coisa com pouco, não tivemos oportunidade nenhuma para se curar,se tratar era só com oração e jejum, até meu esposo adoecer, agora estamos no interior, sítio e só agora conheci este tratamento, quero ver se consigo fazer o curso.
Quero minha auto cura .
Tenho sofrido com fibromialgia e é muito dificil.