Descubra o que pode existir por trás da procrastinação

Entenda alguns possíveis motivos que tornam uma mulher procrastinadora!
Entenda o que pode estar por trás da procrastinação

Você já parou para pensar que por trás da procrastinação que você enfrenta dia após dia pode existir um motivo que talvez você nem imagine?  

Hoje, eu quero falar sobre esse assunto. E ao longo deste texto, vou listar algumas situações que podem influenciar diretamente nesta condição.  

Então, se deseja saber mais continue a leitura e descubra o que pode ter te tornado uma mulher procrastinadora! 

O que é procrastinação?

Entenda o que pode estar por trás da procrastinação
Crédito: banco de imagens do Canva

É fato que é cada vez mais comum ouvirmos falar sobre pessoas que estão incomodadas com o próprio jeito procrastinador de encarar as ações diárias. 

Mas, afinal de contas, o que é a procrastinação? 

Para começar, preciso te explicar que se trata do ato de adiar ou postergar tarefas que precisam ser realizadas, geralmente optando por fazer atividades mais prazerosas ou menos desafiadoras em vez dos serviços que são mais importantes ou urgentes. 

E infelizmente, esse comportamento angustiante, pode acontecer em diversas áreas da vida de uma mulher, como no trabalho, nos estudos, nas responsabilidades domésticas ou, até mesmo, em projetos pessoais.

Quais são os tipos do problema? 

Depois de entender o que é procrastinação, chegou o momento de conhecer seus diferentes tipos. Veja os principais deles abaixo: 

Primeiramente, temos a procrastinação por evitação, que é quando uma mulher adia tarefas para evitar o estresse ou a ansiedade que essas ações provocam. Aliás, isso é muito comum em situações em que há medo do fracasso ou da crítica.

Já a procrastinação por indecisão acontece quando a pessoa adia tarefas devido à dificuldade de tomar decisões. Desse modo, isso pode estar relacionado a uma falta de clareza sobre o que deve ser feito ou à incerteza sobre como começar.

A procrastinação aritmética representa o ato de adiar tarefas baseando-se em um cálculo racional de que elas podem ser feitas mais tarde sem comprometer a qualidade do resultado. No entanto, essa forma de procrastinação pode se tornar problemática se o tempo estimado for insuficiente.

O que pode estar por trás da procrastinação? 

Finalmente, chegou o momento de entender o que está por trás da procrastinação. Por isso, vou citar alguns possíveis motivos de procrastinar tarefas na sua rotina. 

A grande verdade é que muitas mulheres não compreendem que a procrastinação é apenas consequência de um programa emocional que vem rodando o inconsciente, uma programação gravada provavelmente na infância ou na fase de vida intrauterina. 

Afinal, os programas emocionais ou matriz do comportamento, surgem a partir das nossas experiências com impacto emocional positivo ou negativo, tornando assim um padrão de comportamento na fase adulta. 

Então, uma hipótese dos motivos da procrastinação na vida de uma mulher é que em sua infância ela precisou dar conta de muitas coisas. Ou seja, teve que ser adulta desde cedo, sendo aquela menina que ajudava em casa, que ajudava a cuidar dos irmãos e que tinha que ir sozinha para a escola. 

Desse modo, essa criança não tinha tempo e nem liberdade para brincar como uma criança. Ou talvez tenha sido muito cobrada pelos pais e tinha que fazer tudo em horários determinados. 

E aí, você pode me perguntar: “mas, qual a relação com o atual momento dessa mulher, Ju?”

O que aconteceu foi que após tudo isso, em sua fase adulta, essa mulher acabou sentindo todo o cansaço daquela criança. E, dessa forma, talvez não se sinta com força ou energia suficiente para realizar o que precisa e vive deixando para depois o que poderia ser feito agora. 

Como vencer a procrastinação? 

Veja como vencer a procrastinação
Crédito: banco de imagens do Canva

Como você viu, existe um possível motivo para justificar a mulher que procrastina. Mas, agora quero falar sobre como você pode superar essa questão. 

Afinal, a procrastinação pode causar um ciclo de culpa e autojulgamento, prejudicando a autoestima e as emoções, e causando estresse e ansiedade. 

Sem dúvidas, existem algumas medidas que podem ajudar a resolver este problema. Se você está passando por isso, entenda o que pode ser feito. 

Primeiramente, reconheça e aceite que este problema está acontecendo e que pode ser mudado.  

Depois desse reconhecimento, passe a definir objetivos claros. Ou seja, estabeleça metas alcançáveis para se orientar e manter o foco.  

Do mesmo modo, divida as tarefas em partes menores. Assim, você pode transformar grandes ações em atividades reduzidas e mais gerenciáveis de acordo com a sua rotina. Além disso, estabeleça prazos realistas e minimize distrações que possam prejudicar a sua concentração. 

Por fim, utilize técnicas de gestão de tempo para manter a produtividade e seja gentil consigo mesma. Entenda que em alguns dias estamos menos produtivas. Aliás, isso pode estar relacionado até mesmo à fase cíclica que você se encontra e está tudo bem.

Conte com o método TEPM

Não esqueça de sempre contar com uma terapeuta TEPM quando precisar. O método está pronto para tratar a raiz do problema, te conduzindo em um caminho de reencontro com a sua própria trajetória até aqui. 

Então, lembre-se sempre que para se livrar dos padrões limitantes que talvez você traga de outras fases da vida, é preciso coragem. Olhe para sua história e ressignifique os programas limitantes presentes em você. Mais do que isso, acolha a criança que um dia você foi e talvez ainda esteja aí dentro. 

Gostou de entender o que está por trás da procrastinação? 

Então, continue de olho aqui no meu blog para conferir outros conteúdos como este.

Além disso, me acompanhe no Instagram para aproveitar todas as novidades que publico por lá! 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Método TEPM - Todos os direitos reservados